O teu site é compatível com dispositivos móveis? Pergunta à Google.


Nos últimos tempos a Google tem vindo a avisar que o facto de os sites serem Responsive ou compatíveis com dispositivos móveis, terá cada vez mais importância para o seu algoritmo de catalogação de sites. Isto será especialmente importante em pesquisas feitas em dispositivos móveis, em que a Google quer que o utilizador tenha a melhor experiência possível, dando por isso muita importância a sites compatíveis, em detrimento de outros não compatíveis.

Para quem ainda tem dúvidas se um site Responsive faz sentido ou não, acho que este tipo de indicação por parte do maior motor de busca a atuar em Portugal deve ajudar a tomar uma decisão.

Mesmo que o teu site seja Responsive, a Google pode achar que não o é. Isto acontece, principalmente, nos casos em que no ficheiro robots.txt, na tentativa de impedir que os motores de busca indexem recursos como imagens, ficheiro de sistema, etc, podemos estar também a bloquear ficheiros javascript e CSS responsáveis por tornar o site Responsive.

Na nossa boa-fé, como visualmente está tudo bem quando acedemos à página através de um dispositivo móvel, achamos que o Google dará crédito ao nosso esforço de adaptação do site, mas para todos os efeitos, pelos motivos que mencionei, o algoritmo pode estar a analisar o site e chegar à conclusão que não está preparado para dispositivos moveis, penalizando-o.

Como podes então verificar se, segundo os padrões da Google, o site é compatível para dispositivos moveis?

Felizmente, para podermos fazer essa verificação a Google disponibilizou uma ferramenta para testar qualquer URL e aferir se a página é compatível com dispositivos móveis: o Teste de Compatibilidade para Dispositivos Móveis.

Para usar a ferramenta basta colocares o URL do site que pretendes testar no campo respetivo e clicar em "analisar". A partir daí, ou aparece uma mensagem com fundo verde e informação de que o site é compatível com dispositivos móveis, ou uma mensagem com  fundo vermelho e informação de que o site não é compatível.

No último cenário, para além da mensagem, aparecem também informações adicionais para ajudar a perceber que erros foram detetados e sugestões para os corrigir.

Pela minha experiência, sempre que um site que sabes ser Mobile aparece como não compatível neste teste, o problema está relacionado com o tal ficheiro robots.txt estar a bloquear alguns recursos. Se for esse o caso, sugiro que na coluna central da página de resultado da análise cliques em "mostrar recursos", e que com base nessa informação ajustes o ficheiro robots.TXT para que não faça bloqueio de ficheiros necessários para que o site se comporte corretamente.

E tu, já te deparaste com um problema deste género? O teu site já é compatível com dispositivos móveis?

Nuno Barreto

Mensagens populares deste blogue

Remover "Criado com Wordpress"

Whois privado: o que é e para que serve

Porque migrei o blog de Wordpress para Blogger