Qual a diferença entre Bounce Rate e Exit Rate?


Nos mapas do Google Analytics, é comum encontrar junto à visitação de cada página o Bounce Rate e o Exit Rate, mas existem muitas dúvidas relativamente a cada uma delas. Como este é um indicador importante em Marketing Digital, nomeadamente quando se analisa a interação com uma Landing Page, explico de seguida o que cada uma nos diz:

Exit Rate

Neste caso são contabilizadas as visitas que abandonam o site nesta página, vindas de outras páginas do mesmo site, ou seja, quando um utilizador visita a página “xyz”, depois a página “xuf”, saindo aí, é contabilizada uma saída na página “xuf”.

Bounce Rate

Um bounce é uma visita que começa e acaba na mesma página, ou seja, um visitante que chega à página XPTO no site e de imediato abandona o site sem consultar outra página.

Se em 10 visitas à página “xpto”, 5 delas começam e acabam nessa página, essa página tem um Bounce Rate de 50% (5/10).

Estratégias para o usar a informação do Bounce Rate e Exit Rate

Apesar de cada caso ter que ser visto individualmente, a análise destes dois indicadores permite-nos chegar a algumas conclusões. Vamos ver alguns cenários:

  • O Bounce Rate de uma página é alto mas o tempo da visita médio é elevado – Neste caso podemos estar perante visitantes que chegam a essa página através de motor de busca ou partilha em rede social e que após leitura do artigo, não tendo para onde ir, saem do site através de back no browser ou de nova pesquisa na barra de endereço. Nestes casos, uma medida que se pode tomar é dar a possibilidade do utilizador partilhar o artigo (colocando botões sociais), colocar artigos relacionados, uma caixa de pesquisa ou a subscrição de uma newsletter.

  • O Bounce Rate é alto e o tempo de visita média é baixo - Se esta página tiver bastante conteúdo, que demora a ler, isto em princípio quer dizer que esta página, apesar de estar a receber visitação não a está a saber captar. Isto pode acontecer porque a página não está a responder ao que o utilizador procura. Nesse caso, convém perceber de onde estão a chegar as visitas e perceber o que as pessoas estão à procura, analisando a keywords de pesquisa, por exemplo.

  • A percentagem de saída é elevada - Neste caso, para manter o utilizador no site pode-se utilizar uma estratégia idêntica à do primeiro ponto: arranjar pontos de interesse para ele continuar no site ou pelo menos tentar obter mais alguma coisa dessa visita, seja captando o e-mail, ou potenciando a partilha.

Conclusão

Fica o esclarecimento sobre estes dois indicadores, muitas vezes desvalorizados, e algumas ideias para os utilizar. Nas campanhas de Marketing Digital são indicadores como estes que podem ajudar a aumentar ainda mais o sucesso de uma campanha.

Podes encontrar informação adicional na página de ajuda do analytics relativa a este assunto.

Nuno Barreto

Mensagens populares deste blogue

Remover "Criado com Wordpress"

Whois privado: o que é e para que serve

Porque migrei o blog de Wordpress para Blogger