Página com tempo médio de visita de 0 segundos?


De certeza que já te aconteceu olhares para a tua conta do Google Analytics e reparares que determinada página está com tempo médio de visita igual a 0 segundos.

Isso acontece porque se tratam de visitas que começam e terminam nessa mesma página. Imagina o cenário do utilizador A, que chega a uma página, lê o conteúdo, e sai. Nesse momento, a Google contabiliza uma visita mas como o utilizador não vai para outra página do teu site diz que o tempo da visita foi de 0 segundos e contabiliza um bounce.

Em princípio, todas as páginas que têm visitação e média de tempo de visita igual a 0 são páginas com o bounce rate igual a 100%. Isto acontece porque um bounce é uma visita que começa e acaba na mesma página.

Porque razão isto acontece?

Este tipo de comportamente acontece porque a landing page não mostra ao utilizador qual o passo a seguir. Se a página não tem links para outro conteúdo dento do site, como artigos relacionados, filtro por categoria, últimos artigos, pesquisa, o utilizador não tem para onde ir e opta ou por fazer back, fechar o browser/tab, ou fazer uma pesquisa na barra de endereço.

No caso de isto acontecer com a landing page de um anúncio do Adwords numa campanha de Marketing Digital, para além das razões em cima mencionadas, pode estar também relacionado com a fraca ligação entre o prometido no anúncio e a página de destino.

Problemas que podem surgir

Para além do problema óbvio de estares a perder um visitante porque ele não tem para onde ir, no caso de uma pesquisa orgânica podes ser penalizado pelo Google. Imagina um resultado de pesquisa em que o utilizador entra num resultado (o teu site), fica lá 45 segundos, faz back e entra no resultado seguinte. Para os motores de busca esse é um indicador de que o teu site não corresponde ao que o utilizador estava a procurar. No entanto, o que pode estar a acontecer é que, por não encontrar mais nenhum conteúdo, ele faz back naturalmente e opta por ver mais alguma informação.

Quando isto acontece com a landing page de um anúncio do Adwords, estás  gastar dinheiro sem que o utilizador tenha qualquer interação com o teu site. Nesse caso, em princípio, importa fazer os ajustes necessários para otimizar a campanha: palavras chave, anúncios e landing page.

Formas de contornar esse problema

A forma mais simples de contornar a situação, como vimos antes, é dar opções ao utilizador para que ele não abandone o site: artigos relacionados, últimos artigos, pesquisa.

Outra forma que podes utilizar, mas que não aconselho, é usando o Adjusted Bounce Rate. Basicamente, alterando o código do Google Analytics que está integrado na tua página podes dizer que ao fim de 60 segundos, por exemplo (o tempo pode ser ajustado no código), deverá ser contabilizado o evento “lido”. Neste caso, visitas que demoram menos que 60 segundos são contabilizadas como bounce e visitas que demoram mais que 60 segundos são contabilizadas como evento concluído.

Espero que este esclarecimento tenha sido útil. E tu, já te tinhas deparado com alguma situação deste género sem perceberes porque acontecia?

Nuno Barreto

Mensagens populares deste blogue

Remover "Criado com Wordpress"

Whois privado: o que é e para que serve

Porque migrei o blog de Wordpress para Blogger