O que é a Periscope?


Outro dia falei-te de uma aplicação incrível chamada Meerkat, uma aplicação intimamente ligada ao Twitter que permite fazer streaming a partir de dispositivos móveis clicando apenas num botão. Um link para esses vídeos é automaticamente partilhado no teu Twitter e todos os teus seguidores (e outros que pesquisem a tag #meerkat) podem ver o vídeo que estas a fazer.

Esta nova aplicação não é uma rotura com o conceito que acabei de descrever, acabando até por parecer mais do mesmo. A aplicação é muito idêntica ao Meerkat, sendo que neste caso é uma aplicação comprada pelo Twitter, enquanto a Meerkat é de terceiros. A principal diferença entre uma e outra, segundo li, está no facto da Periscope manter os vídeos disponíveis para visualização nas 24 horas seguintes a emissão, enquanto a Meerkat não, apenas permite ao utilizador gravar o ficheiro no final. É interessante também perceber que ambas têm apenas aplicação para IOS. A rapidez com que sejam disponibilizadas as aplicações para outros sistemas operativos pode ditar a adoção de uma ou outra por parte dos utilizadores.

Vai ser interessante ver o que vai acontecer nos próximos tempos. Ainda antes de ter a Periscope disponível, quando o Twitter se apercebeu do enorme impacto que a rival estava a ter junto dos utilizadores, tentou dificultar o funcionamento da aplicação, não permitindo o acesso à sua API.

Acho que o futuro da Meerkat vai passar obrigatoriamente pela integração com outras redes sociais, deixando de estar tão dependente do Twitter.

E tu? O que achas destas aplicações e do que se avizinha?

Nuno Barreto

Mensagens populares deste blogue

Remover "Criado com Wordpress"

Whois privado: o que é e para que serve

Porque migrei o blog de Wordpress para Blogger