O que é o Meerkat?


Nos últimos dias muito se tem falado desta aplicação nos sites noticiosos e redes sociais: a MeerkatApp. Esta aplicação é extraordinariamente simples e permite a qualquer pessoa com um Iphone ou Ipad, uma vez que neste momento está apenas disponível para IOS, fazer uma transmissão ao vivo do que a câmara está a captar.

Como funciona

Basta instalar a aplicação através da App Store, clicar no botão stream e começar a partilhar com o mundo o que se está a ver. Ao começar a filmar, como a aplicação está intimamente ligado ao Twitter, no perfil do utilizador é lançado um tweet com a hashtag #meerkat a dizer que está a começar um evento ao vivo e com um link para esse vídeo.

A partir desse momento, qualquer pessoa pode clicar no link e ver ao vivo o que está a acontecer, podendo ainda comentar o vídeo enquanto o vê. Para quem faz a gravação, o vídeo fica disponível no fim para fazer upload para o Youtube, por exemplo, mas para os seguidores o vídeo não pode ser novamente visto, ou seja, não podemos ver os vídeos anteriores de determinado utilizador.

Simples, fácil de utilizar e acima de tudo gratuito.

Se não tiveres um dispositivo com IOS, sugiro que pesquises a hashtag #meerkat no Twitter e que vejas pelos teus próprios olhos o potencial deste serviço.

Algumas ideias para utilização do Meerkat

- Eventos – uma empresa ou particular pode fazer em direto a cobertura de um evento. Dada a possibilidade de existirem comentários, podem ser feitos ajustes em tempo real para que a pessoa que está a transmitir filme outra área ou interaja com alguém.

- Desporto – podemos vir a encontrar alguns desportistas a utilizar esta aplicação da mesma forma que usariam uma Go Pro, sendo que a mais-valia é que neste caso é tudo em direto. Já imaginaste um jogador como o Cristiano Ronaldo a usar a aplicação durante um jogo, em direto.

O potencial para campanhas de Marketing Digital é gigantesco.

Direitos de autor

Acredito que a curto prazo comecem a aparecer problemas com a utilização da aplicação na cobertura de eventos ao vivo que obrigam ao pagamento de licenças para transmissão. Estou-me a lembrar de concertos ou jogos de futebol.

Será interessante ver como a empresa irá resolver essas questões: bloqueio de determinadas zonas geográficas ou permitir reportar utilização abusiva de imagens, eventualmente.

Modelo de negócio


Apesar de não ter encontrado informação relativa ao modelo de negócio, acredito que depois de uma entrada em grande no mercado a aplicação adote o modelo Freemium, colocando a utilização gratuita com a possibilidade de fazer streaming durante apenas alguns minutos e/ou diminuindo a qualidade da imagem. Também poderão optar por colocar apenas publicidade não havendo limitação no serviço ou inventarem uma nova forma de monetização. Vamos ver.

Concorrência

O principal concorrente desta aplicação é o Periscope, uma aplicação comprada pelo Twitter que ainda não foi capaz de entrar em produção.

Por ter uma aplicação rival, o Twitter tem tentado bloquear o acesso da aplicação ao seu Social Graph, o que revela que a relação entre eles não será nada amistosa.

Acho que o caminho passa por a aplicação prever ligação a outras redes sociais, como Google+ ou Facebook, e deixar de estar tão dependente do Twitter. Eventualmente até poderá ser comprada por uma grande rede social.

Conclusão

Sem dúvida que a MeerkatApp está cá para ficar e a facilidade e potencial de utilização poderão trazer novos utilizadores para o Twitter, nomeadamente Portugueses.

E tu? Já experimentaste a aplicação?

Nuno Barreto

Mensagens populares deste blogue

Remover "Criado com Wordpress"

Whois privado: o que é e para que serve

Porque migrei o blog de Wordpress para Blogger